terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Inventário Florestal e Atividades Pré-Exploratórias

Edvaldo e Eu CIKEL


É a etapa de planejamento, que costuma ser desenvolvida em até 1 ano antes da exploração. Técnicos realizam estudos para caracterizar a cobertura vegetal da região e averiguar seu potencial madeireiro por meio de Amostras. Com esses primeiros dados em mãos, é feita a análise para definir se o projeto é economicamente viável. Essas informações prévias também servem para definir o ciclo de corte, ou seja, a freqüência com que uma determinada área será explorada.....

O que é o ciclo de corte?
O ciclo de corte é uma das principais bases para um bom manejo. Com ele, é definico com que freqüência um certo talhão – ou uma parte da área florestal total – será submetido à exploração. Por exemplo, se o ciclo for de 25 anos, a área florestal é dividida em 25 partes de igual tamanho, e cada unidade é explorada ao longo de um ano. Evidentemente, o primeiro lote só será explorado pela segunda vez dentro de 25 anos, o que dá a floresta um tempo longo para se recuperar da exploração.

Daniel, Newton IFT e Rômulo
Treinamento IFT 2010 
Em decorrência do ciclo de corte, as dimensões das Unidades de Produção Anual (UPA) que fornecerão madeira para o empreendimento durante um ano (ou uma safra) são definidas. Nessa UPA será realizado um segundo inventário, desta vez um censo florestal (chamado também de Inventário 100%), que é um levantamento detalhado de todas as árvores comerciais dentro da área de manejo – tanto em idade de serem abatidas ou mais jovens, que seriam aproveitadas apenas em futuras colheitas. Este inventário inclui informações dendrométricas (altura, DAP e qualidade do fuste), as espécies e a localização das árvores dentro da floresta. 
Geralmente, durante a execução do inventário, os cipós que estão entrelaçados nas árvores a serem exploradas são cortados. Cipós ocorrem naturalmente e entrelaçam as copas de árvores. Sem o corte, feito pelo menos seis meses antes da exploração – para que os cipós apodreçam até o corte – o abate de árvores se torna em uma operação perigosa ao trabalhador e causadora de muitos impactos a outras.

O que é o DAP?

DAP é sigla de diâmetro à altura do peito, sendo uma medida importante na área de mensuração florestal. É o diâmetro do tronco à altura padronizada de 1,3 m.


Géssica - IFT 2010
Com esse mapeamento, é possível identificar os indivíduos que serão explorados, as árvores matrizes – árvores que serão mantidas para gerar sementes e propagar espécies – e as que serão deixadas para um próximo ciclo. O mapeamento também ajuda a demarcar as árvores que estão dentro de Áreas de Proteção Permanente (APP) como bordas de igarapés e rios, declives e aclives acentuados, entre outras áreas previstas na legislação. O censo, finalmente, tem a função de auxiliar no microzoneamento da área de manejo, que é a etapa de planejamento da locação de estradas e infra-estrutura para a exploração, incluindo a identificação de igarapés (perenes ou não), aclives e declives que poderão dificultar o caminhamento das máquinas e equipamentos de arraste.
BEijossss ♥ Silviane Rocha ♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário